Notícias

O que é a taxa de registro de imóvel?

00/00/0000 - Documentação

noticias

Ao comprar um imóvel, além do contrato de compra e venda, é preciso providenciar a escritura e o registro do imóvel. Após lavrada a escritura, é necessário que ela seja registrada em um cartório. Desse modo, sua escritura passará a ter valor jurídica e te assegurará como proprietário do imóvel.
 
Contudo, esse processo envolve o pagamento da chamada taxa de registro de imóvel.
A taxa de registro de imóvel no cartório varia de estado para estado, e depende também do valor venal do imóvel. Porém esse valor é tabelado, e você pode consultar no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil
 
O registro de imóvel só pode ser realizado após o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é um Imposto Municipal pago na aquisição do imóvel.

O registro do imóvel é o documento que contém o historico da propriedade. Isso é obtido por meio da matricula da propriedade. Alem disso, ele transfere de maneira efetiva as responsabiliade do comprador, tornando-o perante a lei o responsavel pela casa ou apartamento. Por isso antes do pagamento da yaxa de registro certifique-se que não existem debitos para o imóvel, como taxas condominiais e/ou IPTU por exemplo, pois aós a transferencia do bem, você será o responsavel por sua quitação.

Lembre-se que alem da taxa de registro de imóvel também é preciso gastar com reconhecimento de firma e emissão de certidao do imóvel.

 




Fonte: casa mineira

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Conheça

  • Seu imóvel novo esta aqui!
    São Roque / SP

    Dayse Cristina - Creci: 118224F

Contato

www.daysecristina.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias