Notícias

Comprar ou alugar um imóvel?

00/00/0000

noticias

Comprar ou alugar um imóvel?
Se você está planejando se mudar ou casar, por exemplo, com certeza já deve ter se deparado com a dúvida: comprar ou alugar? Pois, essa pergunta não tem uma resposta pronta. Embora seja comum valorizar muito a compra de um imóvel, que seria a realização do famoso “sonho da casa própria”, em alguns caso essa pode não ser a decisão certa do momento. Cada caso é um caso e, para ajudá-lo a decidir qual é o seu reunimos nesse post os prós e os contras de cada uma das opções.
Alugar um imóvel?
O aluguel é sim uma boa opção, principalmente em alguns casos. Se você pretende mudar de cidade ou se trabalha em uma empresa onde as transferências são frequentes, o aluguel pode e deve ser considerada a melhor opção. Isso porque durante o período da locação você ganha tempo para conhecer a cidade e definir o bairro/condomínio que mais gosta para saber onde comprar. Se por acaso você for transferido para outra cidade, encerrar o contrato de locação acaba sendo menos burocrático do que o processo de venda.
Caso você seja uma pessoal flexível e gosta de morar sempre em um lugar diferente: o aluguel é mesmo a opção mais vantajosa no quesito mobilidade. Se você não se adaptar a um determinado bairro ou sua família aumentar, é muito mais fácil trocar de casa.
Em alguns casos o valor do aluguel pode ser mais baixos do que a prestação de financiamento imobiliário. Assim, se você é uma pessoa disciplinada, pode usar essa diferença de valores para aplicar em investimentos, fazendo o seu dinheiro render. Com a rentabilidade do investimento você tanto pode comprar um imóvel à vista dentro de alguns anos, como pode também ter uma renda extra para o futuro.
No entanto, uma das principais desvantagens da locação é que as remodelações são limitadas. Quando você é inquilino, não tem tantas possibilidades para reformar a casa e deixá-la do jeito que você quiser. Além disso, você estará investindo dinheiro na manutenção de uma casa ou apartamento que não é seu. Então, se você é uma pessoa que gosta de decoração sofisticada e tende e a mudar o visual da sua casa de tempos em tempos, pense nisso!
Comprar um imóvel?
Quando se pensa na compra de um imóvel, o primeiro pensamento, sem dúvida, é a motivação de estar pagando por algo que lhe pertence.
O cenário mais vantajoso para a compra de um imóvel é, sem dúvida, a compra à vista. Mas é claro que essa é uma opção para poucas pessoas. Muitas pessoas, quando compra um imóvel, acaba recorrendo ao financiamento bancário.
O financiamento tem a vantagem de poder ser distribuído em vários anos, fazendo com que o sonho do imóvel próprio se torne acessível a quem tem pouco dinheiro guardado. Neste caso, fique ligado nos juros. Procure um banco que ofereça juros e condições melhores.
Se você opta pela compra de um imóvel na planta, que é mais barato, tem que considerar dois pontos: O primeiro deles é o risco de a construtora atrasar na data da entrega, por isso, para evitar essa questão, aposte em empresas sólidas e conhecidas no mercado. O segundo ponto é o custo de manter o pagamento do imóvel e um aluguel enquanto ele não fica pronto. Certifique-se que esse custo caberá no seu orçamento para evitar surpresas.
Como você viu, cada caso é um caso e é por isso que você precisa analisar bem o que se encaixa nos seus planos e na sua realidade financeira. Para que você não seja pego de surpresa, procure sempre um profissional que te auxilie e te dê ferramentas para escolher a melhor opção para você e sua família.


 




Fonte: Silvana Carvalho

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Conheça

  • Seu imóvel novo esta aqui!
    São Roque / SP

    Dayse Cristina - Creci: 118224F

Contato

www.daysecristina.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias